Abandono pós-África

14 09 2008
Benin, pequeno pais da Costa Oeste africana

Benin, pequeno país da Costa Oeste africana

Dois meses se passaram sem que eu escrevesse uma só linha nesse blog. Esse abandono teve razões justificáveis, como por exemplo o corre-corre com as provas de final de trimestre do mestrado, o início de um trabalho novo, o fim de um trabalho novo, o “sem nada para fazer” da vida de desempregada, a viagem ao Brasil e o recomeço das aulas na universidade. Estranhamente, eu gosto de escrever nos momentos mais busy da minha vida, quando tudo acontece ao mesmo tempo eu tenho a urgência de me expressar e contar histórias. Contrariamente, na calmaria minha inspiração baixa a níveis preocupantes, eu quase não consigo escrever. Às vezes eu acho que eu funciono muito melhor sob pressão. Cercada de trabalhos para entregar, livros e fotocópias para ler, pesquisas para fazer, tendo de cumprir horários todos os dias e ainda dar conta de atividades físicas e vida pessoal, me sinto mais disposta, mais in para produzir. Preciso de estímulo constante e ininterrupto para escrever.

Bom, as aulas recomeçaram e, apesar de estar sossegada, eu decidi que preciso me mover, afinal, alguns de vocês já estão me cobrando ação!

Mãos-a-obra!

Na África

Uma semana na África me fez repensar muitas coisas. Minha primeira viagem ao Continente africano foi a trabalho, mas teve um viés pessoal muito forte, dado o país de destino: o Benin. Muitos escravos enviados

Agricultura sustentável no Benin

Agricultura sustentável no Benin

ao Brasil saíram deste pequeno país da Costa Oeste africana. Não por acaso, nossa feijoada, muqueca de peixe e arroz com feijão são pratos facilmente encontrados no Benin. A culinária brasileira é muito próxima da beninense, especialmente a cozinha baiana. Observando as mulheres e homens daquele país, também não foi difícil perceber de onde veio a nossa forte sexualidade e o famoso gingado do brasileiro. Apesar das adversidades, as mulheres são sorridentes e, à sua maneira, exalam uma certa sensualidade.

Éramos um grupo de jornalistas de diferentes países, algo em torno de 15 pessoas, mais um membro do Media21 e dois estagiários do Programa de Desenvolvimento das Nações Unidas (PNUD) de Genebra. Fora outros convidados de países vizinhos, como o Togo. Nossa estada se deu sob padrões africanos: hotel muito simples, lugar simples, e muita perna para bater e lugares para visitar. O objetivo da viagem era observar os efeitos das mudanças climáticas no país, que já sofre com o aumento do nível do mar, erosão do solo, enchentes e mudanças na estação das chuvas. Munir os jornalistas de informações práticas e fazê-los ver na real o que tinham aprendido na teoria com os especialistas em Genebra. Feito isso, todos voltariam para seus países de origem e produziriam material jornalístico sobre o assunto. Missão cumprida.

Para mim, foi uma viagem também de descobertas. De quebra de tabus e preconceitos. Pude ver de perto que que diante de grandes necessidades e mesmo com recursos escassos, o ser humano consegue responder de forma positiva e eficiente às cobranças da natureza.

A seguir, a descrição de alguns dos melhores momentos da viagem – e suas respectivas fotos – e links para reportagens e vídeos produzidos pelos colegas mundo afora. Clique em “Africa field trip” no alto desta página ou clique aqui para acessar a galeria de fotos da viagem ao Benin.


Actions

Information

3 responses

14 09 2008
BRÍGIDA

Oi, Ana Paula. Legal seu blog! Também estou fazendo um trabalho com cultura negra.
Entre no blog do Mestre Ananias para dar uma olhada:
http://mestreananias.blogspot.com

Vamos conversando!

14 09 2008
Alba

Tenho um enorme fascínio pela África! Adorei a dica e estou lendo o blog aos poucos. Realmente a leitura é muito prazerosa e a forma como você relata suas experiências é muito legal. Sonho com o dia que estarei neste continente. Sonho com a África dos meus sonhos.

27 07 2014
Taj

Attractive section of content. I simply stumbled upon your weblog and in accession capital to say that I get actually
loved account your blog posts. Any way I will be subscribing to your
augment and even I fulfillment you get right of entry to consistently quickly.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s




%d bloggers like this: