Turcos espremem laranja

22 06 2008

Inacreditável. O que os suíços estavam chamando de “la vague oranje” (a onda laranja) e vinha contagiando o país com seu bom futebol e uma enorme e alegre torcida, está fora da Eurocopa após um jogo nada empolgante com a Rússia. Até essa fase do campeonato, a Holanda, na minha opinião, foi o único time que apresentou um futebol bem jogado e ao mesmo tempo bonito. No fundo eu torcia para a Holanda levar essa Eurocopa. Mais uma vez o time laranja fez bonito, mas não levou. Os russos colocaram vodka na laranja e, mais resistentes ao líquido, beberam a laranja holandesa, com 3 gols – dois deles já na prorrogação.

Uma pena, o melhor futebol da Eurocopa está fora do campeonato. Nas semi-finais ficaram Alemanha, Rússia, Turquia e o vencedor do confronto entre Itália e Espanha, jogo que acontece hoje (22/06/2008).

Essa vitória da Rússia foi algo que me surpreendeu, eu esperava uma Holanda firme e massacrante. Para mim foi uma vitória de ocasião, visto que o futebol russo não tem expressão alguma. Para se ter uma idéia, nem fotos da comemoração russa eu consegui fazer: não tinha russos no local! Após o jogo andei pelas ruas e contei apenas 5 carros com a bandeira russa! Triste. Sendo assim, publico aqui as fotos da vitória turca sobre os croatas.

E após o jogo com a Croácia, festa turca nas ruas. Os turcos são muito animados, têm um jeito peculiar de celebrar a vitória. Eles cantam o nome da Turquia (eles dizem “turquiiê) em voz alta, fazem aquele barulho enorme. De repente, alguém faz sinal de silêncio e todos se abaixam, ficam quietos. Um homem ao centro pronuncia algumas palavras em turco e a multidão vai respondendo. O som das vozes vai aumentando e de repente, todos se erguem de novo numa cantoria ensurdecedora. E tudo isso no meio da rua! Com a polícia cuidando para que nenhum acidente aconteça. Curioso ver as moças de jeans e lenços ao redor dos cabelos torcendo para a Turquia. E eu lá, no meio de tudo com a minha camiseta verde do Brasil. Ouvi de tudo, de “… O Brasil está na Eurocopa”? até “….Parabéns pelos cinco títulos mundiais”. Para o bem ou para o mal, a camiseta verdinha e amarela brasileira nunca passa despercebida.

Fotos: Ana Paula de Andrade

Actions

Information

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s




%d bloggers like this: